Introdução
Compilado de dicas
Este post foi criado para consolidar algumas informações obtidas com a comunidade de donos de veículos Tesla no Brasil (Tesla Club Brasil) no WhatsApp, e compiladas aqui.
Alerta Inicial
⚠️ NUNCA faça o “Factory Reset”
do seu carro depois que ele estiver no Brasil. Isso faz ele perder a localização do país de origem e pode te impedir de usar algumas funções no futuro. (leia seção “Full Self Driving”.
Se o seu sistema travar ou precisar fazer algum reset, faça apenas o reset pelo volante, segurando os dois botões da direção ao mesmo tempo por alguns segundos. Esse reset do volante é seguro de ser feito.
O que NUNCA deve ser feito é o “Factory Reset” pela tela do veículo.
Como Comprar - Importação
- Daniel - DPR (EUA)
(Muito recomendado. Eu fiz a minha importação com ele)
Importação direta. Daniel faz todo o processo de importação enviando dos EUA, cadastro no RADAR no Brasil, etc.
Live do Youtube onde Daniel explica o processo:
Prazo médio para chegar no Brasil: cerca de 45 dias depois que o carro está disponível nos EUA e toda documentação pronta por lá.
# Contato:
email: [email protected]
phone/whatsapp: +1 (305) 300-3711
Acessórios
(um dos únicos lugares que vende acessórios de Tesla no Brasil, recomendo demais, especialmente os kits de adaptadores)
Emplacamento
O processo de “legalizar” e emplacar o carro no Brasil com Detran é meio complexo, e vale a pena fazer com despachante.
Recomendação de Despachante:
Igor, SOS Despachante (fez o meu processo todo): → Site SOS Despachante
Dicas de Aplicativos
→ Acessar categoria Aplicativos
Navegação e GPS
A navegação com GPS não funciona no Brasil. Os carros da Tesla não tem as rotas carregadas para fazer a navegação.
Ele apenas mostra o mapa do Google Maps. Para ver o mapa com “foto de satélite” é necessário assinar o plano de “Premium Connectivity” da Tesla, mesmo que você use chip próprio ou Wi-Fi.
Alternativas para navegação
- Usar um suporte de celular: minha recomendação
- Espelhar o telefone. As soluções atuais espelham na proporção do telefone, não fica muito bom na tela. Alguns apps pagos que fazem isso, como este: Android 4 e iOS 6. Existem algumas alternativas grátis, mas na minha opinião não funcionam bem
- CarPlay/Android Auto: Existem soluções para usar CarPlay ou Android Auto a partir da janela do Browser. Existem duas alternativas: o projeto open source Tesla Android 1 que usa um Raspberry Pi ou o Carlinkit T2C chinês, muito criticado pelos usuários aqui no Brasil por ter muitos problemas.
Internet e Troca de chip
O carro necessita de conexão à internet para funcionar em todo seu potencial. A melhor solução é usar um chip brasileiro com o desbloqueio para uso do mesmo, mas existe a possibilidade de se usar um modem 4G com Wi-Fi para conectar o carro.
Troca de Chip e APN
Operadoras: qualquer uma com plano de dados, e de preferencia com linha de voz também para poder receber SMS. Recomenda-se a que pega melhor na sua região, ou que você já tenha algum plano.
Processo de colocação/troca do chip no carro:
→ Tutorial - Instalação Chip de Dados
Para ativação do chip externo, é necessário a ativação da APN da operadora e desbloqueando o mesmo no carro. Isso pode ser feito pela própria Tesla enquanto o carro ainda está nos EUA (pois a Tesla não tem mais atendido demandas daqui, vide este outro tópico - Trocar APN) ou aqui no Brasil com o Toolbox (ferramenta de diagnóstico da Tesla, paga, voltada à oficinas).
Recomendo procurar o Manoel da ATM.EVs, já mencionado aqui, para o desbloqueio no Brasil
Wi-fi com 4G
Se não quiser colocar chip ou enquanto não desbloqueia o mesmo, pode-se usar um modem 4G com Wifi para manter o carro conectado.
Carregamento
Recomendado comprar o carregador Wall Connector da Tesla junto com o carro para carregar em casa. É o único que não precisa de adaptador para carregar, tem um bom custo perto de outros carregadores, e chega até 48A, enquanto a maioria dos demais chega apenas à 32A.
A Tesla também tem o Mobile Connector, que antigamente vinha com os carros e hoje é vendido separadamente:
O Mobile Connector é útil para carregar em viagens em locais sem carregador. O kit vendido pela ATM EVs inclui um conector de maior corrente para esse carregador, com adaptadores que permitem conectá-lo em qualquer tomada.
Instalação Custo da instalação depende muito da distância do quadro elétrico
Em pesquisa no grupo do WhatsApp, o custo variou entre 600 a 6000 reais.
Já existem hoje várias empresas de instalação de carregadores de carro elétrico. Principal ponto específico da instalação é a necessidade de usar um dispositivo de proteção DR de Tipo A que é específico para carros elétricos e não é comum de se encontrar. Recomendo procurar alguém com experiência na sua região.
Alguns contatos em São Paulo:
São José do Rio Preto: → Site ATMEVs
São Paulo: → Site BeGreen
Kits de Adaptadores para viagens
Manoel da ATM EVs vende kit de adaptadores para Tesla:
Contato: +55 17 99744-9572
Site: https://atmevs.com.br/
Essencial para conectar em vários tipos de tomada existentes no Brasil! Recomendado!
Para carregar em carregadores Tipo 2 no Brasil:
Padrão no Brasil se chama Tipo 2 (Type 2), semelhante ao usado na Europa, e não é compatível com Tesla dos EUA, mas funciona com adaptador.
Tesla americano vem com adaptador de Tipo 1 (usado nos EUA), e existem adaptadores de Tipo 2 para Tipo 1
Adaptador para Tipo 1 Vem com o carro:
Adaptador de Tipo 1 para Tipo 2
(Não gosto desse modelo rígido, pois dificulta a remoção do carregamento manualmente)
Carregamento rápido (22kW+)
SUPERCHARGER TESLA: Não existe no Brasil
CHAdeMO: Padrão CHAdeMO (japonês) está em declínio. Alguns carregadores rápidos do Brasil não tem mais esse padrão. Para usar com carro Tesla, precisa de um adaptador CHAdeMO-Tesla
Versões:
- Oficial da Tesla: Esgotado atualmente. Não se sabe se voltará.
- Procurar em eBay ou similares. ATM EVs pode ter em estoque
CCS Combo: Padrão Internacional, usado no Brasil e outros países Existe o CCS1 usado nos EUA e CCS2 usado na Europa e Brasil
Adaptador Tesla-CCS2:
-
MELHOR SOLUÇÃO NO BRASIL: Adaptador de Tesla americano para CCS2 brasileiro de fabricado no Brasil pela ATM EVs: https://atmevs.mercadoshops.com.br/MLB-2780787998-adaptador-ccs2-para-tesla-_JM 2
- Carrega em até 150kW
- ATENÇÃO: só funciona em carros de 2020 ou mais recentes e que tenham hardware compatíveis com adaptador CCS, com software na versão 2021.40.6 ou acima. Para carros sem o hardware de CCS, usar CHAdeMO (também existe opção de atualizar o hardware do carro)
Carregar carros brasileiros (Tipo 2) no Wall Connector da Tesla:
Usar adaptador de conector Tesla para Tipo 1 e Adaptador de Tipo 1 para Tipo 2
Brasil:
Tesla para Tipo 1:
Vendido pela ATM EVs (já inclui adaptador T1/T2)
Brasil:
China:
→ Aliexpress - Tesla para Tipo 1 (não testado)
→ Aliexpress - Tipo 1 para Tipo 2: (não testado)
Autopilot e Full Self Driving
Existem funções do Autopilot do Tesla que são pagas e requerem a assinatura do pacote “Full Self Driving” (FSD). Em janeiro de 2023 o preço dessa assinatura é $199 por mês, ou a compra definitiva por $15.000.
Funções incluídas (sem assinatura do FSD)
O que funciona no Brasil:
-
Autopilot: Carro mantém a velocidade e dirige se mantendo na faixa (Autosteer). É a função principal de piloto automático do Tesla. (Para ligar, aperte a alavanca da direita duas vezes para baixo, até as faixas da estrada ficarem azuis) O que não funciona no Brasil:
- Navigate on Autopilot: Carro segue a rota determinada com autopilot durante o trajeto. Como isso depende do mapa, e como a navegação não funciona no Brasil, não está disponível por aqui.
- FSD Beta Visualization: Visualização de semáforos, placas de pare, e outros objetos, na tela do carro.
Full Self Driving (pacote pago separadamento)
Full Self Driving é uma função paga separadamente, comprada para o carro ou por assinatura mensal. $15.000 fixo ou $199 por mês (valores de 2023, mas sempre ocorrem aumentos)
O que funciona no Brasil se assinar/comprar o pacote:
- Auto Lane Change: Troca de faixa quando estiver em Autopilot quando se dá seta para esquerda ou direita
- Summon (comum) pelo Celular: Controlar o carro para ir para frente e para trás para entrar e sair de vagas de garagem, enquanto estiver com celular próximo ao carro.
- Autopark: Estacionar em vagas 90 graus sozinho. Funciona, porém oferece a função ao motorista em poucas ocasiões.
O que não funciona no Brasil:
- Parada em Semáforos e placas Pare: deixou de funcionar com atualização do segundo semestre de 2022
- Summon (comum) pelo key fob (chave): deixou de funcionar com atualização do segundo semestre de 2022
- Smart Summon: Faz o carro vir até você no estacionamento. Não funciona porque necessita dos mapas
- FSD Beta: direção 100% autônoma, leva você do ponto A ao B sem intervenção do motorista. Não funciona no Brasil, porque não tem mapas/rotas.
Dicas do Autopilot
Se quiser “enganar” o autopilot para fingir que está com a mão na direção, existe essa gambiarra (CUIDADO!!!):
Se usar peso desse tipo, o carro detecta e cancela o autopilot. Se usar o peso deve colocar uma força contrária na direção por pelo menos 10 segundos pelo menos a cada 10 minutos.
ATENÇÃO:
Quando o carro chega no Brasil, ele aparece com a localização “Miami” (ou último local onde saiu dos EUA). Se o carro for resetado por algum motivo, ele perde a localização nos EUA e pega localização do Brasil. No passado, os carros que ainda tinham o “Miami” ainda tinha as funções de Parada em Semáforo do FSD. Porém com atualização do segundo semestre de 2022, isso mudou e agora não parece haver diferença para carros com ou sem o “Miami” no mapa.
Apenas o Factory Reset (pela tela central) faz perder a localização nos EUA. O reset pela direção não perde a localização.
Troca da bateria 12V
Problemas que podem surgir de fazer o reset da bateria:
- Perda da localização em Miami (que faz funcionar o FSD): reportado em pouquíssimos casos
Baterias nacionais compatíveis
Model 3 e Model Y
Bateria original:
Opções Nacionais:
- Honda Civic
- Heliar código: A.C EL.HG50JD UC H (bateria do Honda Fit)
- ACDelco ADR50JD - Mesma bateria do Corolla
Model X
Vida útil da bateria
No dia a dia, manter a bateria a 80% de carga. Se roda pouco pode usar 70%
Na verdade quanto mais próximo de 50% menos stress na bateria
Para longos períodos, o recomendado é 50% com o carregador ligado para manter estável.
Proteções: PPF, etc
Dicas do grupo:
- Fazer PPF pelo menos no para-choque dianteiro (eu fiz no carro todo para proteger de arranhões)
- Colocar Clearplex no para-brisa (proteger contra pedras)
Recomendações de PPF e Clearplex:
Wingard
Site: https://www.wingard.com.br/
# (recomendado por Daniel DPR. São bem caros mas de qualidade)
Guilherme
Fone: +55 11 95151-6913
# (recomendado por Daniel Lunelli. Fiz o meu carro com ele)
Repelente de chuva para para-brisa:
- RainX
Solução de Problemas
Reset (boa parte dos problemas é resolvido pelo reset feito pela direção do veículo:)
- Segurar dois botões do volante até aparecer o logo da Tesla.
- ATENÇÃO: Nunca faça o Factory Reset pela TELA do carro. Ver informações acima na seção Full Self Driving
Verificar Recall:
Calibração das câmeras falha (autopilot)
- Resetar a calibração das câmeras pela tela principal (NÃO DAR FACTORY RESET), dar o reset pelos dois botões da direção, e começar de novo.
- Dirigir apenas em estradas bem sinalizadas enquanto calibra. Em menos de 10km deve calibrar
Erro no freio:
- (INSERIR FOTOS)
- Solução: assistência da Tesla acessou remotamente e mandou update que corrigiu o problema
Tela travada na câmera de ré (Model S)
- (INSERIR FOTOS)
- Não resolvido ainda
Falha no sistema de retenção
- (INSERIR FOTOS)
- “Estava com esta falha quando para e colocava em P. Abri freio e 1 dos êmbolos estava travado! Limpou e acionou manualmente ! Bingo! Manutenção caseira pra um maluco q gosta de desmontar tudo !” (Reportado por Rafael Leonhardt)
Redução do phantom drain
- Desativar opção do summon que deixa ele sempre “pronto” pra facilitar a conexão: *(INSERIR FOTOS)
- Desativar modo sentinela que também consome bateria se ficar o tempo todo ligado
- Desativar proteção de sobreaquecimento da cabine